Retratos da real beleza: você é mais bonita do que pensa

15 abr

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Você se considera uma pessoa bonita? Ou é autocrítica demais com seus defeitos? Segundo a Dove, a maioria das mulheres não consegue enxergar as próprias qualidades físicas e até aumentam os defeitos, mas consegue valorizar o que outras mulheres têm de  belo e elogiá-las. O documentário “Retratos da Real Beleza” lançado hoje no Brasil, EUA, Canadá e Austrália, mostra exatamente isso:  como somos exageradamente críticas com a nossa aparência.

Em 2011, a própria Dove realizou uma pesquisa para saber o nível de satisfação das mulheres com a própria aparência. Resultado: apenas 4% delas se considerou bela. Desde  1992, a empresa tem como mote de sua campanha publicitária a valorização da beleza natural de cada mulher. Seguindo essa linha, surgiu a idéia do documentário. A proposta era criar algo que levantasse a autoestima das mulheres.

O documentário mostra uma experiência feita com 7 mulheres. O artista forense do FBI, Gil Zamora, responsável por mais de 3 mil retratos falados em seus 28 anos de carreira, foi convidado para produzir o retrato falado das participantes. Elas ficaram escondidas atrás de uma cortina e foram descrevendo  como se enxergavam: cor do cabelo, formato dos olhos, do queixo, nariz, marcas de expressão. Um segundo retrato falado também foi feito por Gil Zamorra. Dessa vez com descrições dadas por outras pessoas, que conheceram as mulheres da experiência pouco antes da sessão para criar o desenho com suas características.

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Artista forense do FBI criando o retrato falado

A maioria dos retratos descritos pelas 7 mulheres mostrava pessoas carrancudas, fechadas e com os defeitos colocados em evidência, enquanto os descritos por desconhecidos, mostraram mulheres bem mais belas, simpáticas e surpreeendemente, mais próximas à realidade física das participantes da pesquisa. “Quando fui convidado para participar no filme de Dove, não havia pensado que os resultados seriam tão distintos. O que me marcou foram as reações emocionais que as mulheres tiveram quando viram os dois retratos lado a lado. Acho que elas perceberam que esta autopercepção distorcida afetou partes de suas vidas e as escolhas que fizeram”, afirmou Gil Zamorra.

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Diferença entre como as mulheres se enxergam e como os outros as enxergam

Para a gerente de marketing da Dove, Denise Door, essa experiência contradiz  a opinião de que a mídia e a publicidade são as responsáveis por fazerem as mulheres se sentirem mais pressionadas para serem belas. As principais responsáveis seriam elas mesmas. Essa opinião parece um pouco irônica, afinal a mídia e a própria Dove, como marca atuante nos meios de comunicação,  procurou fortalecer ao longo dos anos os estereótipos impostos pela sociedade. Ou teria sido a mídia a impor esses estereótipos? Provavelmente esta questão é uma via de mão dupla.

No entanto, o estereótipo do momento é não estereotipar. A procura pelo politicamente correto e a valorização do ser humano, independente de características físicas, sexuais, políticas ou religiosas, está em alta. A Dove percebeu essa mudança de pensamento antes de outras empresas. A marca realizou várias pesquisas ao longo dos anos e notou “como as mulheres estavam insatisfeitas com a própria beleza e com os padrões estabelecidos pela mídia”, segundo palavras da própria gerente de marketing da Dove.

Talvez uma outra abordagem fosse mais eficaz, ao invés de tentar impor às consumidoras um padrão de beleza impossível de alcançar e consequentemente, criar essa insatisfação. Foi o que a Dove fez em 1992, quando colocou no ar campanhas com testemunhos de mulheres consideradas fora do padrão . Desde então, outras campanhas da marca trouxeram mulheres que representam  a diversidade de formas, tamanhos e idades.

Essas observações, contudo, não diminuem a importância do documentário criado pela Dove, em parceria com a agência Ogilvy Brasil. Mostrar como nós mulheres nos preocupamos demais com pequenos defeitos, muitas vezes sequer notados por outros, e fazemos disso um grande problema em nossas vidas, é sempre válido.

A campanha  já está disponível no hotsite e no Facebook da Dove. Ela também será veiculada nas principais redes de cinemas de São Paulo, Rio de Janeiro, Florianópolis, Porto Alegre e Curitiba, em Pay TV e no YouTube.

Vídeo da campanha:

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2 Respostas to “Retratos da real beleza: você é mais bonita do que pensa”

  1. Nathalia Ferreira 16/04/2013 às 6:26 am #

    Adoreiii!!! Me identifiquei com isso…rsrsrsrs!!!
    O blog esta cada dia melhor.

    • Eveline Galvão 16/04/2013 às 9:38 am #

      Esse documentário dá uma boa reflexão, né não? Obrigada pelo elogio 🙂

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