Bohemia ironiza propagandas de cerveja e agrada mulheres

31 mar

Essa semana a marca de cerveja Bohemia lançou uma nova campanha de marketing nas mídias tradicionais e redes sociais que chamou a atenção. Conhecida como uma marca tradicional, ela acertou em cheio quando inovou e zombou de maneira inteligente aquela velha combinação do marketing nessa área: cerveja gelada + mulher pelada. A publicidade saiu do lugar comum e conseguiu a simpatia das mulheres.

Diretoria de velhinhos da Bohemia

Diretoria de velhinhos da Bohemia

A propaganda se passa na festa de abertura da Cervejaria Bohemia em Petrópolis para a visitação do público. Estão presentes a diretoria da marca, composta por velhinhos mágicos, e o novo diretor de marketing: um rapaz jovem. A diretoria está feliz e parabeniza o rapaz pela idéia de abrir a  cervejaria para visitação. Empolgado, o jovem afirma: “O próximo passo é colocar umas mulheres gostosas no comercial. A propaganda das outras cervejas tá mais jovem que a nossa.” Então um dos diretores provoca: “Ótimo. Quem gosta de propaganda assiste a deles. Quem gosta de cerveja, bebe a nossa.” Todos sorriem e um dos velhinhos vira-se para o rapaz e finaliza sacaneando: “Chupa!”.

O uso desse discurso divertido e ao mesmo tempo de desdém ao clichê da mulher objeto nas propagandas de cerveja não foi à tôa. A Bohemia é líder do seguimento Premium no Brasil: tipo de cerveja que costuma ser mais caro e é mais consumido por mulheres.  No geral, o consumo de cerveja pelo público feminino vem crescendo. De acordo com uma pesquisa de 2010 da Latin Panel, uma das maiores empresas de pesquisa de consumo da América Latina, a cerveja é a bebida preferida de 41,6% das mulheres. Seis porcento a mais em relação à mesma pesquisa feita em 2008.

O público feminino ainda não é maioria e nem consome tanta cerveja quanto o masculino, mas influi de outras maneiras no mercado da cerveja. As mulheres são maioria nos pontos de venda: a Associação Global de Marketing de Varejo estima que elas representam 70% dos consumidores nestes locais e têm grande influência nas escolhas de familiares, parceiros e amigos.

A cerveja é a bebida preferida de 41,6% das mulheres

Cerveja é a bebida preferida de 41,6% das mulheres

Mesmo com esse crescimento notável do interesse das mulheres pela cerveja, ainda não há um produto feito especificamente para elas. A primeira sommelier de cervejas do Brasil, Cilene Saorin, explica: “Não existe uma cerveja específica para mulheres ou para homens. Existe um comportamento diferente em relação ao consumo”.

Outras marcas já perceberam essa mudança no público consumidor de cerveja e fizeram abordagens menos clichês em suas campanhas publicitárias. A mulher passou de recompensa por comprar a cerveja à apreciadora e consumidora da mesma. “O mercado brasileiro se deu conta de que a maneira como retratava a mulher estava desatualizada . Foi quando as empresas começaram a colocá-la ao lado do homem”, disse João Livi, diretor de criação da agência de publicidade Talent e responsável por campanhas das marcas Bavária, Bavária Premium e Xingu, da Heineken.

Vale lembrar : o Conar, Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária, proíbe propagandas onde há apelo à sensualidade como principal conteúdo da mensagem e modelos publicitários tratados como objeto sexual.

Abaixo, a propaganda da Bohemia e de outras marcas que usaram um discurso diferente na hora de promoverem  sua cerveja:

Anúncios

2 Respostas to “Bohemia ironiza propagandas de cerveja e agrada mulheres”

  1. Suellen Assunção 01/04/2013 às 9:29 pm #

    Adorei a nova propaganda!!!
    Eu mesma sou adepta a cerveja, principalmente nos dias ensolarados…

  2. Nathalia Ferreira 02/04/2013 às 7:39 pm #

    Cerveja eh muito bom! Uma delí, pena que da barriga 😦

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: