Por que elas ainda não racham a conta?

28 mar

As mulheres do século XXI andam nas ruas, trocam cheques, mudam uma planta de lugar, dirigem seus carros e até tomam seus pileques. Fazem isso tudo com naturalidade, sem maiores problemas. Então por que na hora de dividir a conta do barzinho com o paquera ou namorado, muitas ainda fazem aquele drama? E por qual motivo os homens continuam pagando toda a despesa?casal-jantar

O costume do homem pagar a conta e outras despesas da mulher é mais ou menos presente de acordo com cada região, mas ele aparece em todo o país.  Mesmo a mulher trabalhando e tendo seu próprio salário, a cultura do homem “provedor” da casa ainda é muito forte. Não é raro um homem se sentir desvalorizado se a mulher ganhar mais que ele. Isso fere a sua masculinidade.

Na hora de pagar a depesa do restaurante, essa cultura do homem “provedor” fica bem clara. Uma pesquisa feita  em São Paulo e no Rio de Janeiro pela agência de namoro Lunch 42 descobriu que as maiores decepções para um homem acontecem quando a mulher assume funções como escolher o vinho ou pagar a conta. Eles foram 27% dos entrevistados. Entre as mulheres, 20 % se decepciona quando o homem não se oferece para  pagar a conta.

Mas não são apenas os homens a se sentirem valorizados com esse tipo de comportamento. Para algumas mulheres, o fato de ele pagar a conta demonstra afeição e intenção de um relacionamento sério. Uma enquete feita pelo site de namoros Parperfeito revelou que 44% das mulheres se oferecem para dividir a despesa apenas para testar a reação do parceiro. Se ele não pagar tudo, 47% delas desiste definitivamente do relacionamento.pagam_conta2

Outro estudo confirmou esse ponto de vista. Pesquisadores da Universidade de St. Andrews, na Escócia, descobriram um ponto determinante na hora do homem escolher pagar toda a conta ou não: a aparência. Segundo a pesquisa, quanto mais bonita o homem achar a mulher, mais estará disposto a gastar com o encontro. Essa conclusão foi tirada de uma pesquisa feita com pessoas sem maquiagem, com roupas comuns, sem levar em conta o preço do cardápio e nem o emprego que tinham.

O contraditório é que todas essas pesquisas não combinam em nada com as reinvidicações de direitos iguais feitas por  mulheres diariamente nas ruas e redes sociais. Esses direitos só valem quando forem convenientes? Quando chega a conta, aquela mulher independente e bem resolvida vira preconceituosa e machista de uma hora pra outra? Qual o propósito de ter um emprego e sua independência financeira, se no momento de usufruir disso a mulher prefere abrir mão dessa conquista? Pense bem antes da próxima conta chegar!

 

 

Anúncios

Uma resposta to “Por que elas ainda não racham a conta?”

  1. Nathalia Ferreira 28/03/2013 às 11:51 am #

    Essa foi boa, ele paga se achar ela bonita.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: