Mulher gosta de terror, sim senhor!

27 mar
Imagem do filme Halloween (1978)

Imagem do filme Halloween (1978)

O tempo em que o público dos filmes de terror era apenas masculino ficou no passado. As mulheres têm se interessado cada dia mais por esse gênero do cinema e não é para ter a desculpa de se agarrar ao namorado ou paquera na hora do susto. Elas gostam mesmo de terror e a indústria cinematográfica já começou a perceber isso.

Segundo o escritor e diretor da série “Halloween”, John Carpenter, na época de sua criação em 1978, os estúdios não tinham dados demográficos para os filmes de terror. Essa categoria era considerada típica de drive-ins e seu público alvo eram jovens do sexo masculino.  Isso mudou. Um exemplo é a série “Jogos mortais”, grande sucesso do estúdio Lionsgate. Conhecido por investir em filmes de terror, o estúdio afirmou que 32% dos bilhetes para “Jogos Mortais II” foram comprados por mulheres abaixo dos 25 anos, contra 28%  dos homens nessa faixa etária.

De acordo com outra pesquisa do Lionsgate, as adolescentes são mais fãs do gênero do que os rapazes. Dois terços das meninas disseram ser fãs de terror, enquanto os rapazes se dividiram entre terror e comédia. A Sony também se interessou pelo assunto e fez uma pesquisa na saída do filme “Silent Hill”: as mulheres eram quase metade do público.

Há várias teorias para explicar esse aumento de interesse do sexo feminino pelo terror. Uma delas é a abordagem menos machista da imagem da mulher em alguns filmes. Em clássicos como “Sexta Feira 13” e “Halloween”, mulheres consideradas mais independentes, sensuais e fora do padrão imposto pela sociedade eram as primeiras a serem assassinadas e as suas mortes eram as mais violentas. Atualmente, já se pode achar filmes onde esse tipo de mulher não é castigado por seu comportamento. “Abismo do medo”, de 2005, é um bom exemplo dessa mudança. Nele, um grupo de mulheres independentes e aventureiras desbrava um sistema de cavernas subterrâneas e esbarra com monstros canibais. Apenas duas se salvam: uma delas mantinha um caso com o marido da melhor amiga.

Abismo do medo (2005)

Abismo do medo (2005)

Outra hipótese é o aumento da complexidade do roteiro em filmes de terror. Eles teriam evoluído. Deixado de ser mera desculpa para mostrar sangue e jovens pelados. Fariam as pessoas pensarem também. O fato é que nenhuma dessas teorias se comprova:  em “Hostel”, a maior parte das mulheres aparece sem a parte de cima da roupa. Mesmo assim atraiu tantas jovens do sexo feminino quanto do sexo masculino . Foram 32% contra 36%.

Mas uma teoria foi confirmada: assistir filme de terror emagrece. Segundo um estudo da Universidade de Westminster, em Londres, assistir a um filme de terror faz o corpo queimar cerca de 113 calorias, o equivalente à uma barra de chocolate ou meia hora de caminhada. “O responsável pelo emagrecimento é a rápida injeção de adrenalina no sangue, que ocorre durante momentos de estresse intenso. Neste caso, provocado pelo medo”, explicou o médico e colaborador do estudo, Richard Mackenzie. Boa notícia para os fãs de terror, mulheres e homens, preocupados em manter o peso.

Calorias a menos:

1- O Iluminado (184 calorias)

2- Tubarão (161 calorias)

3-O exorcista (158 calorias)

4- Alien (152 calorias)

5- Jogos Mortais (133 calorias)

6- Pesadelo em Elm Street (118 calorias)

7- Atividade Paranormal (111 calorias)

8- Bruxa de Blair (107 calorias)

9- O  massacre da serra elétrica (105 calorias)

10- REC (101 calorias)

 

Anúncios

5 Respostas to “Mulher gosta de terror, sim senhor!”

  1. Suellen Assunção 27/03/2013 às 10:14 pm #

    Eu adoro jogos mortais!!!

  2. gabigeraldine 28/03/2013 às 1:00 am #

    Acho que é por isso que sou tão magra haha… Teve época que SÓ assistia terror. Sou muito fã.

  3. Nathalia Ferreira 28/03/2013 às 11:47 am #

    Vou assistir mais filmes de terror!!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: